Como a tecnologia pode auxiliar seu ambiente organizacional?

Atualmente o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações um gerenciamento estratégico, que pode ser facilitado através da utilização de recursos oferecidos pela tecnologia da informação. Sabe-se que as constantes alterações no mercado econômico têm afetado a administração das organizações que buscam recursos para afirmar sua sobrevivência e ocasionar seu desenvolvimento no mercado. Tais mudanças fazem com que as empresas tradicionais e burocráticas repensem sua estrutura e se adaptem às novas exigências do mercado. Sendo assim, as organizações podem encontrar na TI recursos para aperfeiçoar seu desempenho e buscar a vantagem competitiva. Deste modo, a TI servirá como uma proposta alternativa para responder aos desafios postos pela modernidade no âmbito empresarial.


O Papel da TI na Gestão Estratégica

Sob o ponto de vista de Turban; McLean; Wetherbe (2004, p.90 e 91) a TI contribui de diversas formas para a inovação necessária na gestão estratégica, por exemplo:
−A TI cria aplicações inovadoras que proporcionam vantagens estratégicas diretas para as empresas;
−Os próprios sistemas de informação são reconhecidos como uma arma estratégica;
−A TI oferece suporte à reengenharia, o que se traduz em vantagem estratégica;
−Possibilita uma descentralização eficiente ao agilizar as comunicações e simplifica e reduz o tempo de desenvolvimento de produtos mediante a utilização de ferramentas de engenharia com suporte nos computadores;
−A TI proporciona a conexão entre uma empresa e seus sócios e parceiros de negócios com eficácia e eficiência;
−A TI é fator importante na redução de custos. A inovação nos preços pode ser considerada uma força motivadora na obtenção de vantagem estratégica;
−A TI fornece inteligência competitiva mediante a coleta e análise de Informações sobre produtos, mercado, concorrentes e mudanças ambientais. É necessário ressaltar que a TI simplesmente oferece ferramentas que podem aumentar o sucesso de uma organização através de suas fontes tradicionais de vantagem competitiva. Compreende-se que as organizações têm utilizado ampla e intensamente a TI para viabilizar a integração interna entre suas várias áreas e externa com seus fornecedores, clientes e parceiros.

Fonte: Ana Elisa Ribeiro Vieira e Ligia Maria Teixeira De Faria Brezolin

Texto Original

Conheça Já!

Estamos prontos para atendê-lo e solucionar seus problemas. Especialistas em diversos segmentos de tecnologia
com constante inovação e flexibilidade.